sábado, 8 de janeiro de 2011

Terceira Idade - Cuidado Frágil !!!

As quedas podem causar grandes complicações  como contusões, torções e fraturas nos idosos  para evitar essas quedas algumas medidas de segurança podem ser implementadas e observadas:
 Cuidado com a escolha dos sapatos que devem ser fechados e com solados aderentes ao piso.
 Áreas como os banheiros, áreas de serviço, cozinhas onde o chão geralmente estão molhados e são lisos devem ter tapetes de borracha antiderrapantes.
 Quanto ao transporte cuidado redobrado ao embarcar e desembarcar em veículos, só efetuando o mesmo quando o veiculo estiver parado, cuidado com degraus.
 Cuidado com objetos, móveis, tapetes espalhados ou colocados de forma inadequadas, sendo sérios obstáculos e facilitam tropeços.
 Quanto ao piso, evite materiais lisos e escorregadios, bem como o uso de ceras e polimento e desníveis ou degraus desnecessários em calçadas cuidado redobrado com buracos, meio fios e desníveis.
 Locais claros e bem iluminados podem facilitar a visualização de obstáculos e a noite ilumine bem sua casa e deixe uma luz guia acessa no caso de levantar durante a noite para auxiliar sua visão ao ir ao banheiro ou cozinha.
 Em locais mais sensíveis como banheiras e escadas  colocar e sempre utilizar corrimão para apoio.  


Atualmente a musculação é uma atividade física muito indicada para indivíduos que ingressam na terceira idade. Sabe-se que o treinamento com pesos é muito eficaz na prevenção e tratamento de doenças como a osteopenia e a osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e diabetes.
A musculação tem por objetivo aumentar a massa muscular, a densidade óssea, aperfeiçoando o desempenho relacionado a força, melhorando a condição funcional do aluno, fazendo com que ele realize os esforços da vida diária com mais segurança, disposição e facilidade. Além disso, a incidência de lesões durante a aula é muito reduzida, em função da ausência de choques entre as pessoas, de movimentos violentos e mínimo risco de quedas. Cada aluno realiza os exercícios dentro da sua capacidade individual, respeitando os seus limites e aumentando gradativamente a carga utilizada. É importante saber que, sendo uma atividade realizada em grupo, ela auxilia os sintomas de depressão, ansiedade ou estresse emocional, que são comuns em indivíduos com idades acima dos 50 anos. Os benefícios são muitos, mesmo naqueles indivíduos que nunca tiveram a prática de atividades físicas ou nunca fizeram musculação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário